sexta-feira, 15 de outubro de 2010

ALIMENTAÇÃO INFANTIL

Cada criança constitui um indivíduo único, com necessidades individuais; este é um princípio importantíssimo que devemos ter em mente quando trabalhamos com alimentação infantil. O desafio consiste em buscar descobrir essas necessidades individuais, caso queiramos ajudar a criança a atingir seu maior potencial de crescimento e desenvolvimento.

Quando diagnosticamos obesidade ou desnutrição em uma criança, é necessário iniciarmos um Programa Alimentar. Constitui-se em erro dizer que a criança necessita de uma Dieta, e uma falta grave, quando oferecemos a essa criança uma dieta com restrição de nutrientes e calorias.

Para obtermos sucesso quando iniciamos um PROGRAMA ALIMENTAR devemos compreender e fazer com que os pais e criança também compreendam, o significado dessa expressão. Ao contrário do que muitos pensam, um programa alimentar não significa restrição alimentar ou proibições. Na verdade é um conjunto de alimentos que podem ser consumidos por um indivíduo ou uma população em determinado período.

Às vezes, ela pode estar inadequada para as nossas necessidades e isso pode se refletir através do excesso ou falta de peso e ou nutrientes. Quando nos referimos à alimentação infantil, estamos nos referindo à alimentação da família que a criança está inserida, pois ela, na maioria das vezes, não escolhe seu alimentos.

Devemos no entanto levar as famílias a fazer aquilo que a maioria das pessoas deveriam buscar, que são práticas adequadas para encontrar ou manter sua alimentação equilibrada, sendo essa aquela que contém porções adequadas de diferentes alimentos, com o objetivo de satisfazer às necessidades de nutrientes de um determinado indivíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário