quinta-feira, 21 de outubro de 2010

VITAMINAS E MINERAIS SÃO BEM LEGAIS!!!



Século XXI. Era da globalização, onde alimentos saudáveis estão cada dia perdendo mais espaço para refeições rápidas – chamadas de fast-food. Apesar dessas novidades nada positivas, hábitos como oferecer sopinha com legumes ou então saladinhas frutas na boquinha da criança nunca sairão de moda.


Mais do que a mera reposição de energia ou ao estímulo ao crescimento das crianças, a alimentação rica em nutrientes é uma forma de proteger o organismo contra doenças e agressões ambientais, como as variações de temperatura e poluição.

Portanto, a alimentação da criança deve ser equilibrada e fortificada com vitaminas e minerais na dose certa. Um lanchinho com a família em uma dessas redes de alimentos industrializados é até permitido, desde que esses tipos de produtos não assumam a preferência das verdadeiras refeições.
A deficiência ou excesso de vitaminas e minerais podem afetar o crescimento físico e mental, causar baixa na função imunológica da criança, comprometimento da formação óssea, dificuldades escolares (déficit de atenção, falta de concentração e memória), cansaço, dores de cabeça e prejuízos que poderão aparecer na vida adulta.

Além disso, uma dieta rica em gorduras e açúcares e pobre em vitaminas e minerais leva a obesidade ou desnutrição aliada à anemia.
Se a alimentação da criança for balanceada, não há necessidade de suplementos de vitaminas. Deve-se priorizar dieta saudável e prática de atividades físicas. Uma dieta desequilibrada com associação de suplementos vitamínicos ainda é uma dieta pobre.
         
                                                                                                                                                                   
Ofereça todo tipo de alimento ao seu filho nas horas adequadas. Deixe-o comer sozinho, ele vai adorar a hora das refeições!!!                                                                                                         
                                                                                                                                                                   


Até o proximo post...beeejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário